Icone

REGRAS DA VERSÃO DECK
O Metal Pursuit é um jogo de conhecimento e trivialidades dedicado à cultura do heavy metal e hard rock, para dois ou mais jogadores (ou equipas de jogadores). O objectivo do jogo é chegar a uma determinada pontuação antes dos adversários. Conseguem-se pontos respondendo acertadamente às questões colocadas. As categorias de questões são as seguintes:
01. Metal português (cor azul)
02. Bandas clássicas (cor rosa)
03. Metal em geral (cor amarela)
04. Thrash (cor castanha)
05. Hard rock (cor verde)
06. Black metal escandinavo (cor laranja)

OBJECTIVO
O objectivo do jogo é chegar aos 120 pontos e responder pelo menos a uma questão de cada uma das seis categorias. Ganha quem cumprir primeiro ambos os requisitos.

INÍCIO
Para encontrar o jogador que começa a jogar seguem-se as seguintes regras, por ordem de prioridade:

1. Quem tiver nascido num dia 6;
2. Quem tiver nascido no mês 6;
3. Quem tiver nascido num ano terminado em 6;
4. Quem estiver mais perto de ter 666 anos;
5. Em caso de empate, rola-se um dado e é escolhido o primeiro jogador a tirar 6. A ordem do jogo segue depois o Caminho da Mão Esquerda, ou seja, joga-se pela esquerda.

JOGO
Na sua vez de jogar, cada jogador/equipa rola um dado e tira uma carta. A pontuação do dado corresponde à côr/categoria da questão que tem de ser respondida:

1 – Metal português (cor azul)
2 – Bandas clássicas (cor rosa)
3 – Metal em geral (cor amarela)
4 – Thrash (cor castanha)
5 – Hard rock (cor verde)
6 – Black metal escandinavo (cor laranja)

Se acertar, soma 10 pontos e continua a jogar, rolando de novo e dado e retirando uma nova carta. Esta sequência mantém-se até o jogador/equipa falhar uma resposta, passando depis para o jogador/equipa seguinte.

VENCEDOR
O primeiro jogador/equipa a conseguir 120 pontos e a ter respondido acertadamente a pelo menos uma questão de cada categoria, ganha o jogo. Caso um jogador/equipa atinja os 120 pontos mas lhe falte alguma categoria, terá de continuar a jogar até ter respondido acertamente a todas as categorias.

Baixar fichas de pontuação.

VARIANTES:

DEATH METAL PURSUIT
No início do jogo é combinada (ou sorteada) uma categoria especial. Sempre que um jogador falhe uma questão dessa categoria, é eliminado. Quando acerta nessa categoria, ganha 20 pontos ao invés dos 10 habituais. Ganha o último jogador a “sobreviver” ou a chegar primeiro aos 120 pontos. Nesta variante não há necessidade de responder a todas as categorias.

SPEED METAL PURSUIT

Cada resposta certa vale 20 pontos e segue-se uma ordem de categorias pré-acordada. É necessário chegar aos 120 pontos e reponder acertatadamente a todas as categorias.

GRIND METAL PURSUIT
A categoria mantém-se a mesma até ao final do jogo, sendo sorteada ou combinada previamente pelos jogadores. Cada resposta certa vale 20 pontos e ganha quem chegar primeiro a 120 pontos.

PROG METAL PURSUIT
Antes de um jogador/equipa retirar uma carta, decide se quer escolher a categoria (10 pontos em caso de resposta certa) ou se prefere que os adversários escolham (20 pontos por resposta certa). No caso de ser o próprio jogador/equipa a escolher a categoria, tem de fazê-lo antes de retirar a carta. Se for o adversário, pode escolher a categoria depois de ler as quesões da carta. É necessário chegar aos 120 pontos e responder pelo menos a uma questão de cada categoria para ganhar o jogo.